sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
Minha Biblioteca: A menina que roubava livros
Faz pouco tempo que finalmente terminei de ler esse livro, e hoje quero só fazer uma resenha rápida sobre ele.
A história se passa na Alemanha nazista, e a personagem principal é uma menina, que após ter passado por muitos eventos trágicos é entregue a família Hubermann A trama é simples e narra o cotidiano de pessoas comuns, inclusive das crianças, amigas de Liesel Meminger, a roubadora de livros. (Se prepare pra chorar.)
"Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler."
O narrador de "A menina que roubava livros" é ninguém menos que a própria morte, e já aviso que ela adora dar spoilers.
O livro foi lançado em 2005 pelo escritor australiano Markus Zusak, e o filme estreou em 2014, no Brasil.
sexta-feira, 12 de maio de 2017
A ficção nacional e os leitores brasileiros
Segundo pesquisas, grande parte dos brasileiros não tem o hábito de ler, e alguns nunca compraram um livro. O índice baixo de leitura no país indica que, ou não há incentivo suficiente, ou as pessoas não tem acesso a literatura.
A pesquisa refere-se a livros em
geral, no entanto quando pensamos na ficção nacional os números são bem
menores. Muitos leitores não acreditam na ficção brasileira, e outros a desconhecem,
ou acham que escritor nacional apenas escreve conto, documentário e biografia.
Os escritores, por outro lado, não recebem apoio das editoras, especialmente se
o autor é desconhecido.
Para ajudar esses autores
iniciantes foram criadas plataformas digitais como o Wattpad, Widbook, Luvbook,
entre outros. Esses são meios de escritores publicarem suas obras
gratuitamente, e os leitores também têm acesso gratuito.
Analisando essas plataformas,
percebe-se que existem muitos bons autores, no entanto as chances de
reconhecimento continuam baixas. A pesar dos números, existem muitos leitores
no Brasil, assim como escritores nacionais, porém seus caminhos raramente se
cruzam.
Diego Botelho, vinte e três anos,
de Betim-MG, é um leitor assíduo, mas diz que não tem o hábito de ler ficção
nacional, e não conhece outros leitores que também tenham. Ele considera os
livros de autores nacionais num nível abaixo em relação aos estrangeiros.
Em contrapartida, Wander Santos,
dezoito anos, de Irituia-PA, é escritor no Wattpad e costuma ler muitos livros,
tanto nacionais quanto internacionais. Ele afirma que conhece muitos outros
escritores de ficção nacional, mas não tantos leitores. Para ele, autores
brasileiros são tão bons quanto quaisquer outros, a diferença é a falta de
incentivo e divulgação.
A ficção nacional precisa ser
valorizada, assim como a leitura de modo geral. Com mais oportunidades, os
leitores podem ter mais opções de leituras e os escritores mais credibilidade.
sexta-feira, 28 de abril de 2017
Aprenda expressões em inglês
Hoje eu separei aqui algumas expressões e respostas rápidas em inglês, aproveite para aumentar seu vocabulário. Com essas opções mais informais será mais fácil sua conversação.
DON'T TOUCH ME! : Não me toque!
NEVER MIND : Deixa pra lá; Não faz mal
GET UP : Levante
COURSE NOT : Claro que não
BE CAREFUL : Seja cuidadoso
I HOPE SO : Espero que sim
WHAT'S THAT? : O que é isso?
TRUST ME : Confie em mim; Vai por mim
I THINK SO : Acho que sim
SHUT UP! : Cale-se!
TAKE CARE! : Se cuida!
SEE YOU : Até mais
I CHANGE MY MIND : Eu mudei de ideia
MY BAD ; Foi mal
THAT'S TOO BAD : Que pena
I DON'T UNDERSTAND : Não entendi
NO WAY! : Nem pensar!; Sem chance!
SOUNDS GOOD : Parece bom
VERY NICE TO MEET YOU : Muito prazer em conhecê-lo
I'M NOT SURE : Não tenho certeza
GET OUT! : Saia!
segunda-feira, 17 de abril de 2017
Crítica da série Grimm
Grimm foi lançada nos EUA em 2011, e no Brasil a série estreou em 2013, na Record.
Sinopse: Nick Burkhardt é um detetive de homicídios da polícia de Portland. Ele e seu parceiro, Hank Griffin, se deparam com várias situações inexplicáveis no trabalho. As coisas ficam mais estranhas ainda quando Nick descobre que é descendente de uma linhagem de caçadores, que são chamados de Grimm. Por muito tempo, os Grimm caçaram os wesen, que são pessoas que possuem monstros interiores, literalmente. Em uma investigação, Nick conhece Monroe, um blutbaden que apesar de ser wesen, tenta uma vida como um humano normal. Nick percebe que existem wesen civilizados, mas também ainda existem muitos que são perigosos, e ele precisa encontrar o equilíbrio entre ser um policial e um grimm.
Já no primeiro episódio, Grimm mostra do que se trata, uma série policial, com aventura, mitologia, mistério e personagens apaixonantes. A série apresenta algo como fábulas sombrias, no entanto não é uma série de terror.
Esse ano foi lançada a 6a e última temporada, pois a série foi cancelada. De modo geral, os episódios giram em torno de casos policiais aparentemente sem insolúveis. A maioria dos crimes em Portland é cometida por wesen, portanto apenas Nick consegue ir a fundo nas investigações.
Com o passar do tempo, além de Monroe, Nick também conhece Rosalee, que é uma fuchsbau, e Bud, um Eisbiber. É com a ajuda de seus amigos e dos livros que sua tia Marie lhe deixou que Nick consegue identificar os diferentes tipos de criaturas, que ele nem sabia que existiam.
A última temporada realmente foi desfecho digno, e seu foco foi uma profecia apocalíptica, que desvendava o mistério da varinha. Apesar de querer saber mais sobre Josh e sentir falta de Bud nos últimos episódios, eu achei que a equipe "Grimm foi muito bem, mesmo com os "dons" do sargento Wu terem sido meio esquecidos. Também gostei do jeito como Nick lida com toda a situação da demissão e dá o troco em Renard. A história retoma seu rumo de uma forma bastante convincente pra mim.
Eu não vou dizer que amei o útlimo episódio da série, mas foi bem intenso e dramático e me surpreedeu bastante. O poder Grimm, que estava um pouco esquecido, veio à tona, e foi até revelada a origem de Trubel. No final, a série dá um salto de vinte anos, o que me deixou curiosa e animada, já imaginando histórias com os novos personagens, e abriu uma brecha para um possível spin-off.
quarta-feira, 12 de abril de 2017
Quer aprender inglês grátis?
Na internet existem diversos meios de aprender inglês, vou mostrar pra vocês algumas ferramentas que são grátis e fáceis de usar.
Duolingo: É uma plataforma de estudo. As atividades são desbloqueadas conforme o seu desempenho. É possível escutar a pronúncia de tudo o que é estudado.
Lyrics Training: É um site de músicas, você escuta a música em inglês e a letra (também em inglês) aparece na tela. Existem espaços em branco para você completar ou a música pára.
Ororo TV: É um site de filmes e séries, você pode assistir com ou sem legenda, e até com as duas, em inglês e português.
Youtube: Existem muitos canais que dão dicas de inglês, mas eu escolhi cinco opções, dois canais são de brasileiros, e três são de gringos.
Carina Fragozo
Inglês 200 horas
Amigo gringo
SmallAdvantages
Tim Explica
Eu só coloquei aqui os sites que eu uso, espero que gostem.
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Filmes que vão te inspirar a escrever
Para você que é escritor, eu escolhi alguns filmes que podem te ajudar a sempre estar com a imaginação em dia para não atrasar suas histórias por falta de inspiração.
Tem filme de aventura, romance, fantasia e drama.
A ilha da imaginação
Amo esse filme!
A princesa prometida
Assisti esse há muito tempo, mas tinha esquecido o nome, só lembrei depois que Cisco citou em um episódio de The Flash.
Cartas para Julieta
Chorando só de lembrar.
Correio do amor
Que filme fofo!! Além do romance, tem uma história legal sobre cartas. (Sim, sou à moda antiga)
Escritores da liberdade
A primeira vez que assisti esse filme foi na escola.
O grande mentiroso
Demais! Quer inspiração e aventura, assista esse filme.
Os 6 signos da luz
Amo, amo, amo!
Ponte para Terabítia
Amo!! Choro todas as vezes que assisto.
Viagem ao centro da terra
A melhor aventura ever, com dois dos meus atores preferidos.
segunda-feira, 20 de março de 2017
Como estudar a Bíblia?
Se você gosta de séries, imagine que a Bíblia é uma série com 66 temporadas, divididas em duas partes.
Se você gosta de livros, imagine que a Bíblia é uma saga com 66 livros, divididos em duas partes.
Não adianta você escolher um capítulo qualquer e começar a ler, pois para realmente entendê-la, você vai precisar de todo o contexto.
A minha dica principal é que, independente se você vai começar do Antigo ou do Novo Testamento, escolha um único livro e comece a estudá-lo. Se quiser, pesquise antes sobre o autor do livro, quem era ele, em que época ele escreveu, e para quem eram os escritos, inicialmente.
Não coloque metas, não adianta querer ler a Bíblia completa em um ano e não entendê-la. Se vai começar em Mateus, não pense em Marcos, esqueça Marcos, foque exclusivamente em Mateus. Cada livro tem seu próprio ritmo de leitura, leia devagar, e se permita perceber até o modo de narração de cada livro.
Acredite, com essa simples dica, você vai aproveitar melhor sua leitura, mesmo descontraída, e vai notar detalhes que nunca vira antes.
p.s.: Tenha em mente que a Bíblia não é um livro qualquer, ela pode e vai mudar sua vida.
Boa leitura!
sexta-feira, 17 de março de 2017
6 Séries preferidas
ARROW
Personagens preferidos
GRIMM
Personagens preferidos
ONCE UPON A TIME
Personagens preferidos
SUPERGIRL
Personagens preferidos
THE FLASH
Personagens preferidos
UNDER THE DOME
Personagens preferidos
segunda-feira, 6 de março de 2017
É pecado xingar?
"Crente não pode xingar!"
"Não xinga perto dela, que ela é crente."
Algumas pessoas não veem problema em falar palavrões, outras acham isso em um absurdo e deselegante.
Porém, o que a Bíblia diz sobre isso?
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem."
- Efésios 4:29
Ou seja, a questão não é ser ou não um xingamento, mas ser uma palavra que não vai lhe edificar e muito menos aos outros.
Qualquer palavra negativa, ofensiva ou mentirosa deve retirada do sue vocabulário. Eu sei que não é fácil, mas como alguém disse por aí: "É melhor ficar calado do que falar besteira."
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Resenha: Minha vida sem ela
Esse é um conto sobre dois melhores amigos, Rodrigo e Fernanda, que estudam na mesma faculdade. Logo no começo, Fernanda conta para o amigo que vai morar em outro país com sua família, e Rodrigo fica desesperado com a notícia repentina. Tudo o que ele quer é ficar perto dela novamente, e começa a perceber que talvez seu sentimento por ela seja mais que só uma amizade.
O texto é narrado em primeira pessoa, por Rodrigo, portanto tem uma linguagem bem leve e fluída. Além de Rodrigo e Fernanda, o conto também possui outra personagem, Nadja, que sempre demonstrou interesse por Rodrigo. Porém, logo depois que Fernanda vai embora, ela começa a se aproximar como amiga, e acaba dando conselhos e incentivando Rodrigo sobre seus sentimentos por Fernanda.
Esse conto tem cinco capítulos, e é uma história bem fofa de amizade, e início de um romance.
Link para a história no Wattpad: Minha vida sem ela
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Coincidência ou resposta divina?
Você já pensou em algo, e de repente aquilo aconteceu bem à sua frente?
Você já comentou sobre um assunto, e no mesmo dia ele é abordado num programa de TV?
Coincidência, destino, ou intervenção divina?
Eu estava pensando sobre as diversas "coincidências" que geralmente ocorrem comigo, justamente num momento em que estava com raiva de muita coisa e questionava porque Deus não me ouvia.
Acabei notando que sempre pedia uma ajuda, e uma resposta divina para os meus problemas, mas quando eu recebia, geralmente atribuía a uma incrível coincidência. Percebi que muito do que acontecia eram definitivamente respostas a perguntas específicas.
Suas orações sempre são respondidas, mesmo que a resposta não seja o que você espera.
Olhe ao seu redor, muitas "coincidências" podem estar esperando seu reconhecimento como resposta divina para realmente fazer sentido e mudar sua vida.
Não espere o céu se abrir, ou um anjo aparecer. Se você realmente reconhece a Deus, consegue reconhecer a sua voz. Basta um sussurro!
sexta-feira, 6 de janeiro de 2017
5 posts mais populares de 2016
1 - CHEGA DE PROCRASTINAR
Terminar aquela leitura, estudar para a prova, arrumar o quarto, visitar um parente, começar uma dieta, se exercitar, fazer aquela viagem...
Você tem essas e outras e coisas pra fazer, mas prefere assistir TV, navegar na internet, ou trocar mensagens no celular.
Eu preciso te dizer algo importante: A procrastinação é uma ladra, ela rouba o seu tempo. LEIA MAIS
Essa é uma listinha de alguns filmes que falam sobre livros e escritores, e também adicionei dois que focam em cartas, tenho certeza que quem adora livros vai gostar. LEIA MAIS
3 - AGRACIADA
Outro dia eu estava lendo o livro de Romanos, na Bíblia, e pensei o quanto tive sorte de nascer em um lar cristão. Pude aprender tudo sobre Deus e Jesus desde pequena, minha vida sempre tive um sentido e eu já sabia qual seria a minha maior jornada.
Mas também pensei nas pessoas que não tiveram (ou não têm) esse privilégio. Pensei no quanto deve ser difícil ter fé em alguém que mal conhece, o quanto é difícil admitir que existe algo maior e que depois da morte existe uma eternidade. LEIA MAIS
4 - 5 LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A HISTÓRIA DE NAAMÃ
Acredito que a maioria de vocês conhece a história de Naamã, um chefe de exército que foi curado da lepra depois de mergulhar sete vezes no rio Jordão.
Eu separei essa história em cinco partes, para compartilhar lições importantes que podemos aprender.
O texto sobre Naamã está no livro II Reis, capítulo 5. LEIA MAIS
Você já pensou se todos os líderes religiosos se unissem, igualando as suas crenças?
Bom, o ecumenismo é a união de diversas religiões “cristãs”. Eu estava pensando nesse assunto e percebi que seria impossível unir todas as igrejas evangélicas, e o ecumenismo quer algo mais impossível ainda, unir todas as religiões. LEIA MAIS
FELIZ ANO NOVO!!
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
FILMES SOBRE LIVROS E ESCRITORES
Essa é uma listinha de alguns filmes que falam sobre livros e escritores, e também adicionei dois que focam em cartas, tenho certeza que quem adora livros vai gostar.
Cartas para Julieta
Sophie é uma aspirante a escritora que viaja para a Itália ao lado do noivo, Victor, que sonha em ter seu próprio restaurante. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie demonstra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie, que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.
Correio do amor
Um grupo de funcionários dos correios, formado a princípio por Oliver, Rita e Norman, resolve montar um time de detetives para encontrar os destinatários de cartas que foram extraviadas ou não entregues. Quando Shane é transferida para a equipe por engano, ela e Oliver passam a investigar uma carta de amor perdida que pode provar a inocência de um homem e unir um casal novamente.
A janela secreta
Mort Rainey é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa, após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter, que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.
Meu namorado perfeito
Annie Butler é uma escritora que está passando por um momento miserável da vida após o término de um relacionamento e o beco sem saída que enfrenta no seu trabalho. Ao vislumbrar a vida que deseja, Annie decide escrever um romance com um namorado perfeito chamado George. Ela recebe uma proposta de uma agente literária que quer levá-la a uma grande feira literária com George. Ao saber que George não existe, começa uma busca por um ator para ser um par de Annie. Decepcionada em ter que mentir sua vida amorosa, ela ainda precisará lidar com um antigo amor da juventude.
O namorado da minha namorada
Jesse é uma garçonete. Certo dia ela decide se apresentar para Ethan, um escritor que é cliente do local onde ela trabalha. Ela encontra alguém por quem finalmente consegue se apaixonar, porém, elá também acaba conhecendo Troy, um homem rico que trabalha no ramo de publicidade. Ela se apaixona pelos dois e o dilema se inicia. Os dois têm muito em comum, mas são diferentes no final das contas.
Ondas da vida
Moradora de Nova York cruza o país inteiro até a Califórnia para ficar com o filho depois que ele toma a súbita decisão de abandonar a escola e tornar-se um surfista.
O meu namorado do futuro
Um milênio depois de nossa era atual, Pax, um arqueologista responsável por estudar a cultura do passado da Terra, acaba encontrando em uma de suas expedições um livro escrito em 2010, cujo tema era o amor. Curioso para descobrir o que significa a palavra, Pax viaja no tempo até atingir a data em que o livro foi escrito para tentar encontrar a autora do romance, Elizabeth Barrett.
A ilha da imaginação
Nim Rusoe é uma garota que vive com seu pai, Jack, em uma ilha isolada. Nim vive feliz, divertindo-se com seus amigos animais e usando a imaginação nos livros, em especial os do aventureiro Alex Rover, seu herói preferido. Um dia Jack parte em uma expedição a um atol em busca do protozoário Nim, a grande descoberta que sonha fazer, deixando a filha sozinha na ilha. A previsão é que ele retorne dois dias depois, mas uma inesperada onda danifica seu barco e o deixa à deriva. Neste período Jack recebe um e-mail de Alex Rover, a autora dos livros do personagem. Empolgada, Nim logo o responde, sem saber que seu ídolo é na verdade uma mulher. Alex deseja informações sobre o vulcão da ilha em que Nim vive, para usá-las na confecção de seu novo livro com o personagem. Quando descobre que ela é apenas uma criança e está sozinha em uma ilha isolada, Alex enfrenta a maior dúvida de sua vida: deve enfrentar a fobia que tem para sair de casa e tentar ajudá-la?
Páginas do amor
Liam, um grande escritor de romances, enfrenta um bloqueio de criatividade para um próximo trabalho. Pensando em um descanso, ele faz uma pausa ao viajar para Portland, onde se apaixona pela crítica de livros, Sophie. Ao saber da vida amorosa passada de Sophie com um astro do esporte, Liam decide manter sua identidade oculta. Mas uma hora ele terá de revelar sua verdadeira identidade.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
Posso todas as coisas naquele que me fortalece
"Posso todas as coisas naquele que me fortalece." - Filipenses 4:13
Esse foi um dos primeiros versículos que aprendi, e como a maioria dos cristãos eu o usava em momentos difíceis, acreditando que conseguiria encontrar forças para sempre me superar.
Mas depois de estudar melhor essa passagem bíblica, eu notei que o contexto é bem diferente do que eu imaginava.
Antes desse versículo, Paulo diz: "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade." Filipenses 4:12
Ou seja, quando ele diz que pode tudo, não é só conseguir, avançar, conquistar, ou vencer. Mas em Jesus nós podemos tudo! Podemos fracassar, passar fome, frio, perder ente-queridos, ser perseguido...
Em Cristo, que nos fortalece, podemos enfrentar qualquer situação, seja ela boa ou ruim.
"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." Filipenses 4:19
Assinar:
Postagens (Atom)











































